top of page
  • areisdourado

STF DE HOJE - PARTE 1

Atualizado: 11 de fev. de 2019

Enquanto estudante de direito no Largo de São Francisco na década de sessenta e durante a minha vida de advogado passei dias e noites estudando os oito volumes dos Comentários ao Código Penal do Ministro Nelson Hungria. Li, reli, tornei a ler e li novamente os oito volumes, sempre embevecido. Para os que não sabem, Nélson Hungria Guimarães Hoffbauer foi Ministro do Supremo Tribunal Federal e, sem dúvida, o maior penalista do Direito Penal brasileiro. Hoje os estudantes de direito aprendem a ciência penal em apostilas. A sabedoria e a maneira elegante de escrever deste penalista excepcional me extasiava. O príncipe e maior de todos os penalistas brasileiros, sequer é mais citado nesta Corte de Justiça, que hoje para desilustre desta Corte abriga gente como o sonegador de Imposto sobre a Renda Gilmar Mendes, o polaco e político do PT Ricardo Lewandowski e o primo de Color, Marco Aurélio de Mello, que nunca fez um concurso para entrar na magistratura, mas graças à influência do seu tio senador Arnon de Melo foi parar na Justiça do Trabalho, por nomeação. A composição desta Corte, como se encontra hoje, é  uma tragédia jurídica. Eu queria ser advogado criminalista como foi o meu amigo e contemporâneo de Faculdade Arnaldo Malheiros Filho. Depois desisti da idéia, porque tinha aversão as Delegacias de Polícia. Fiquei na área do Direito Civil. Hoje, a nobre profissão de advogado, que abracei e dela vivi profissionalmente, é um oficio em queda livre, sem nobreza, desacreditado. lupenizado, graças à proliferação das Faculdades de Direito, que inundaram  o pais. Consta que 1200 contra 1100 do resto do mundo. Gilmar Mendes tem uma delas.

Voltarei a este assunto.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Nem eu morri, nem ela me esperou

Espera um pouco mais eu lhe pedia, um pouco mais, se esperamos tanto, enxuga, ó meu amor, enxuga o pranto, amanhã brilhará um novo dia. E foi assim combinado, todavia, eu nunca soube, ao menos, por en

Nosso amor

O nosso amor teve lá suas venturas momentos belicosos, maluquices, perjuro, e mais um tanto de doidices, teve lá nosso amor suas loucuras. Quão sinceros momentos de ternuras tivemos, de puro amor... d

A Chuva

A chuva, qual gotejos de tormentos vai caindo insistentemente, e eu divago, divagando eu relembro Pago Pago, onde a chuva só pára por momentos. Esta chuva que fustiga a soleira com a mesma insistência

bottom of page